Caso você tenha se isolado do mundo na última semana, provavelmente não deve ter ficado sabendo que o podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark, disse nesta terça-feira (8) em seu podcast Flow que "nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei", em uma transmissão com seu agora ex-colega Igor Coelho e os deputados federais Kim Kataguiri (PODE-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP).Durante essa mesma conversa, Tabata perguntou a Kim se ele achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo. "Acho", respondeu o deputado.
Monark pediu desculpas, dizendo que estava "muito bêbado" durante a transmissão. As consequências para ele e para o podcast foram ainda mais graves do que quando ele perguntou se ter uma opinião racista é crime, em outubro de 2021. Kim parece não ter se arrependido muito.
Os veículos tradicionais de mídia precisam de profissionais, técnicos, equipamentos, tecnologia e profundo compromisso com seus públicos. É um aparato caríssimo, uma das bases da democracia. Veja abaixo um compilado de debates do podcast Flow com Monark e alguns convidados. É nítido o esforço dos convidados tentando alertar o apresentador da responsabilidade de um programa que é transmitido para milhões de pessoas. Os vídeos completos estão disponíveis no canal Flow Podcast :