O Festival de Cannes divulgou o cartaz da sua 72ª edição nesta segunda-feira (15) e ele presta homenagem à premiada cineasta Agnès Varda, morta no último dia 29 de março, aos 90 anos, em decorrência de um câncer. O pôster faz uso de uma foto da diretora pioneira da nouvelle vague na qual ela aparece em cima de um técnico fazendo um enquadramento com uma câmera. O cartaz foi batizado de Agnès Sob a Luz do Sol.
Veja abaixo:
“Vanguardista porém popular, íntima porém universal, os filmes dela guiaram o caminho. Deste modo, erguida sobre a pirâmide, vigiando a praia de Cannes, jovem e eterna, Agnès Varda será a luz guia inspiradora da 72ª edição do festival”, afirmou o festival em comunicado oficial à imprensa.
Nascida na Bélgica e radicada na França, Varda teve seus filmes selecionados pelo Festival de Cannes em 13 ocasiões. Ela também integrou o júri da mostra em 2005 e presidiu o prêmio Camera d’Or em 2013. O prestigiado festival francês ocorre entre os dias 14 e 25 de maio.
Na próxima quinta-feira (18), serão anunciados os filmes selecionados para essa edição. O longa de abertura será The Dead Don’t Die (“Os Mortos Não Morrem”, em tradução livre), do cineasta norte-americano Jim Jarmusch, que traz Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton e Danny Glover no elenco.
Agnès Varda |
Despedida nos cinemas
O último filme da cineasta, Varda by Agnès, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 2 de maio. No longa, idealizado inicialmente para a TV, a cineasta fala com o público sobre processos de criação e compartilha suas experiências como realizadora no meio cinematográfico.
Assista ao trailer:
Varda dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denominava de “cine-writing”, espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando seus 64 anos de carreira.