"Marighella", estreia na direção de Wagner Moura, foi selecionado para o Festival de Berlim, que acontece entre 7 e 17 de fevereiro. Parte da programação foi anunciada nesta quinta-feira. Moura retorna ao evento alemão 11 anos após "Tropa de elite", de José Padilha, vencer o troféu máximo da competição.
O filme, que será exibido na mostra principal e fora de competição, acompanha a vida do guerrilheiro baiano Carlos Marighella entre 1964 e 1969, até sua morte por policiais numa emboscada em São Paulo. O tema é polêmico porque, desde então, o personagem é lembrado por um lado como um símbolo de resistência; e, por outro, como um terrorista que aderiu à luta armada contra a ditadura. Em entrevista ao GLOBO, Moura disse que a obra "não será imparcial" .
Marighella é interpretado por Seu Jorge, num elenco que tem ainda Adriana Esteves e Bruno Gagliasso. O longa é uma adaptação do livro "Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo", do jornalista Mário Magalhães.
O Brasil também vai marcar presença na mostra paralela Panorama, com o documentário "Estou me guardando para quando o carnaval chegar", de Marcelo Gomes; e a ficção LGBTQ "Greta", de Amando Praça.
Maringhella ainda não tem data de lançamento .
Tags:
cinema