Michael Caine pode ter esclarecido o final de "A Origem", filme de 2010. Durante o festival Film 4 Summer Screen, em Londres, o ator de 85 anos deu a entender que a cena final era realidade.
O momento em que o personagem de Leonardo DiCaprio abraça seus filhos não seria um sonho. A cena final do filme de Christopher Nolan havia deixado as duas possibilidades no ar. Nolan teria falado com Caine quais cenas do filme eram reais e quais estavam na imaginação dos personagens.
“Quando recebi o roteiro de 'A Origem', fiquei um pouco confuso”, Caine comentou a uma multidão durante o evento. "Eu disse: 'Quando é o sonho e quando é a realidade?' Ele [Nolan] disse: 'Bem, quando você está na cena, é realidade'. Então fiquem com essa: Se eu estiver na cena, é a realidade. Se não estou, é um sonho".
Disse o ator britânico ao jornal The Independent .
Os próximos parágrafos contêm SPOILERS se você não assistiu ao filme NÃO LEIA.
Caine e DiCaprio em cena do filme |
O Totem de Cobb |
Por exemplo: Sempre viajando entre sonho e realidade, Cobb, personagem de Leonardo DiCaprio, possui um pião. Para saber se está dentro do subconsciente de alguém, ele gira o objeto – dependendo do comportamento do pião quando rodado, ele sabe se está na vida real ou em um sonho – se o pião para ou não de girar. Se não parar de rodar, significa que é um sonho, porém se o brinquedo cai após algum tempo, significa que é a realidade.
Todavia, no final do filme, após diversos acontecimentos, Cobb roda o pião. No entanto o filme termina antes de vermos se ele para de rodar ou se continua girando. A cena é alvo de debates há 8 anos, desde o lançamento do longa em 2010.
Cobb (DiCaprio) e Miles ( Caine) juntos na cena final do longa |
O final de "A Origem" sempre foi motivo de debates dos fãs, com o mistério sobre se a cena final era real ou se estava ocorrendo no sonho do personagem principal, Dom Cobb (DiCaprio). Na cena, Cobb aparece com seus filhos e o personagem de Caine. Por isso, seria real.
Fonte: The Independent