O Físico e pesquisador britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos, nesta quarta-feira, dia 14. Um exemplo de superação ao lutar desde os 21 anos contra uma esclerose lateral amiotrófica ( ELA). A informação foi confirmada pela família em um comunicado divulgado à imprensa e assinado pelos três filhos do físico: "Estamos profundamente tristes que nosso pai faleceu hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e o legado ainda viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilhantismo e humor inspiraram pessoas ao redor do mundo. Ele dizia, 'O universo não seria muita coisa se não fosse a casa para as pessoas que amamos.' Sentiremos sua falta para sempre."
Autor do best-seller "Uma breve história do tempo", Hawking recebeu o diagnóstico de ELA em 1963, junto com a expectativa de vida de apenas mais dois anos. No final dos anos 60, ganhou notoriedade com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, em que aplicava a todo universo a lógica por trás dos buracos negros. Sua história foi contada no drama A Teoria de Tudo, que rendeu o Oscar de Melhor Ator a Eddie Redmayne.
Um dos cientistas mais conhecidos do mundo, Hawking sempre chamou a atenção do mundo da cultura pop, fazendo participações em séries como Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, Os Simpsons, Futurama e, mais recentemente, The Big Bang Theory.
Hawking deixa três filhos, Lucy, Robert e Tim, do casamento com Jane Hawking. Após a separação de Jane, em 1991, Hawking iniciou um relacionamento com sua enfermeira Elaine Mason, com quem foi casado por 11 anos, até 2006.
Tags:
Luto