Star Wars - Os Últimos Jedi marcou a despedida de Carrie Fisher. Além de voltar a interpretar a Princesa/General Leia, atriz — que faleceu há um ano, em 27 de dezembro de 2016 — pôde colaborar com algumas das ótimas tiradas de sua personagem.
Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Star Wars - Os Últimos Jedi
De acordo com o diretor Rian Johnson, Fisher deu ideia para muitas das cenas com sua personagem, incluindo um momento divertido no qual ela se une com Luke Skywalker (Mark Hamill) e comenta: "Eu sei o que você vai dizer. Eu mudei o penteado."
"Isso foi ela", disse Johnson em entrevista à People (via EW). "Isso foi uma fala de Carrie Fisher. Claro que foi."
Essa não foi a única linha de roteiro que Fisher criou. Afinal, além de atriz, ela era uma talentosa escritora e roteirista, tendo assinado o script de Lembranças de Hollywood, baseado no livro "Postcards from the Edge", de sua autoria, além do documentário Wishful Drinking, também baseado no livro homônimo escrito por ela. Carrie também determinou o rumo de uma cena com a Vice-Almirante Amilyn Holdo (Laura Dern) em que Leia diz: "Fala você, eu disse o suficiente", em referência ao famoso e querido ditado, "Que a Força esteja com você".
"Na cena com Holdo, foi Carrie", disse Johnson, falando sobre o objetivo geral de adicionar mais humor ao filme, com a ajuda de Fisher. "Eu acho que, como fãs de Star Wars, especialmente como adultos, você pode entrar em uma mentalidade de querer que seja apenas 'ópera pesada'. E eu não sei, eu tinha dez anos de idade quando o O Retorno de Jedi lançou. Essa era a idade perfeita para isso. E o humor e a leve 'patetice' dele também, e uma espécie de leve sensação de liberdade e, como não tem medo de se divertir, isso é essencial para mim."
Johnson acrescentou que "cada parte de sua performance" estava mergulhada nas ideias de Fisher, que ela deu durante as filmagens.
"Eu me sentava com ela e ela só me daria [ideias]... Depois de uma hora, eu teria preenchido páginas e páginas escrevendo as anotações e os tiradas que ela lançava", disse ele. "E então tentamos trabalhá-los sempre que pudemos".
Star Wars: Os Últimos Jedi está em cartaz nos cinemas.
Fonte: EW