A atriz Eva Todor morreu na manhã deste domingo, 10 de dezembro, em casa, no Rio de Janeiro, vítima de pneumonia, segundo o jornal O Globo. Eva sofria do Mal de Parkinson. Nascida na Hungria, em 9 de novembro de 1919, a atriz participou de quatro longas-metragens. A estreia nos cinemas se deu como Madame Gaby, ao lado de Oscarito, na produção de Carlos Manga Os Dois Ladrões (1960). Em seguida, vieram Pão, Amor e... Totobola (1964) e Xuxa Abracadabra - quase quatro décadas depois (em 2003). Sua última participação no cinema foi como D. Marly em Meu Nome Não É Johnny (2008).
Em 1968, a jovem Eva Todor ao lado de outras damas do teatro do cinema, liderou uma
manifestação pela democracia, todas contra a censura, contra o golpe militar, contra a ditadura, contra todas as ditaduras na América latina. Todor ( à esquerda ) ,Tônia Carrerro, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengel, andaram de mãos dadas, durante todo o protesto. O momento histórico, ficou conhecido como "A Passeata dos Cem Mil " . O evento foi organizada pelo movimento estudantil, ocorreu em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.
Protesto contra a censura no Brasil : Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengel em 1968 |
Eva Todor casou-se duas vezes. Viúva, ela não deixa filhos.