Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento a respeito
dos monstros do estúdio Universal ficará decepcionado com esse novo filme da Múmia
que, sequer chega aos pés do filme de 1999 (que, aliás, já era um reboot). Mas, o que
poderia dar errado em um filme envolvendo Tom Cruise (o maior astro de
Hollywood) e um dos maiores monstros da Universal?
Bora ler a sinopse do filme:
Na Mesopotâmia, séculos atrás, Ahmanet (Sofia Boutella) tem
seus planos interrompidos justamente quando está prestes a invocar Set, o deus
da morte, de forma que juntos possam governar o mundo. Mumificada, ela é aprisionada dentro de uma
tumba. Nos dias atuais, o local é descoberto por acidente por Nick Morton (Tom
Cruise) e Chris Vail (Jake Johnson), saqueadores de artefatos antigos que
estavam na região em busca de raridades. Ao lado da pesquisadora Jenny Halsey
(Annabelle Wallis), eles investigam a tumba recém-descoberta e, acidentalmente,
despertam Ahmanet. Ela logo elege Nick como seu escolhido e, a partir de então,
busca a adaga de Set para que possa invocá-lo no corpo do saqueador.
Com uma (cof-cof-cof) sinopse dessas, um grande astro no elenco, o que poderia dar
errado?
Seria o diretor? Bom... Embora seja um ótimo roteirista,
este é, apenas, o segundo filme de Alex Kurtzman como diretor, o primeiro foi ‘Bem
Vindo à Vida’ de 2012. Kurtzman foi um dos responsáveis pela reinvenção de
franquias como Star Trek (ótimos filmes) e Transformers (o primeiro é o melhor).
O filme marca o lançamento do tal “Dark Universe”, algo ao estilo da Marvel.
Mas, o problema é que, mesmo sendo um roteirista brilhante, Kurtzman não é um
diretor tão bom quanto, digamos, um Jon Favreau que ousa em seus filmes, ou um
Joss Whedon que sabe realizar boas interações com os personagens. Mas, a culpa
é mesmo do diretor?
No caso de “A Múmia”, NÃO. Após o lançamento do filme (e seu fracasso) a produção chegou a dar declarações acerca das intromissões de Cruise no set de filmagens e na pós-produção do filme. Uma faceta já conhecida do astro, Cruise é o produtor de seus filmes e costuma tirar a autoridade de alguns diretores no set. Parte da reclamação de Alex Kurtzman, é que o astro exigiu mais tempo de tela, com isso, o roteiro foi mudado inúmeras vezes e as participações de alguns personagens foram diminuídas, prejudicando o desenvolvimento dos mesmos. Prova disso é a participação do Dr.Jekyll no filme, algo completamente fora de nexo e um grande desperdício já que temos o brilhante Russell Crowe dando vida ao Doutor. Isso para citarmos um exemplo.
No caso de “A Múmia”, NÃO. Após o lançamento do filme (e seu fracasso) a produção chegou a dar declarações acerca das intromissões de Cruise no set de filmagens e na pós-produção do filme. Uma faceta já conhecida do astro, Cruise é o produtor de seus filmes e costuma tirar a autoridade de alguns diretores no set. Parte da reclamação de Alex Kurtzman, é que o astro exigiu mais tempo de tela, com isso, o roteiro foi mudado inúmeras vezes e as participações de alguns personagens foram diminuídas, prejudicando o desenvolvimento dos mesmos. Prova disso é a participação do Dr.Jekyll no filme, algo completamente fora de nexo e um grande desperdício já que temos o brilhante Russell Crowe dando vida ao Doutor. Isso para citarmos um exemplo.
Kurtzman se dá bem nas cenas de ação, é nelas que vemos o
talento do diretor como na cena da queda do avião ou a correria nas ruas de
Londres. Porém, é no centro desta tempestade de areia irritante para os olhos, é que o
filme derrapa, ele não sabe o que é. Se é um reboot ou uma continuação, uma comédia ou um terror, um filme de ação ou aventura. Durante
as entrevistas de lançamento, o filme foi vendido como um “reboot”, após a
estreia, fãs do original notaram algo bem familiar do filme de 1999, o livro de
Amon-rá. Poucos dias depois, os produtores disseram que o longa de 99 está no
cânone da nova franquia. Ou seja, estavam totalmente perdidos no projeto e, isso reflete diretamente nas confusões no set de filmagens.
Talvez, se Cruise deixasse o diretor mais a vontade, o resultado fosse outro. Prova disso, são os poucos filmes que darei como exemplo: "Vanilla Sky" , "Jerry Maguire - A grande virada" , "Minority report - A nova lei" , "Entrevista com o Vampiro", "Colateral" e "No Limite do Amanhã ", dirigidos respectivamente por Cameron Crowe, Steven Spielberg , Neil Jordan , Michael Mann e Doug Liman. Filmes onde o talento de Cruise é explorado até o último frame, onde seu trabalho como produtor é marcante mas, não tão pesado como nessa adaptação de "A Múmia". E, podemos dizer, que esse projeto é o seu momento "As Loucas Aventuras de James West( Wild Wild West, EUA, 1999) " de pura megalomania...
Talvez, se Cruise deixasse o diretor mais a vontade, o resultado fosse outro. Prova disso, são os poucos filmes que darei como exemplo: "Vanilla Sky" , "Jerry Maguire - A grande virada" , "Minority report - A nova lei" , "Entrevista com o Vampiro", "Colateral" e "No Limite do Amanhã ", dirigidos respectivamente por Cameron Crowe, Steven Spielberg , Neil Jordan , Michael Mann e Doug Liman. Filmes onde o talento de Cruise é explorado até o último frame, onde seu trabalho como produtor é marcante mas, não tão pesado como nessa adaptação de "A Múmia". E, podemos dizer, que esse projeto é o seu momento "As Loucas Aventuras de James West( Wild Wild West, EUA, 1999) " de pura megalomania...
Tom Cruise é talentoso e a sua franquia “Missão Impossível”
está indo a todo vapor, assim como a franquia “Jack Reacher” , seu novo filme ,"Feito na América" também é um bom exemplo disso, o mesmo não
podemos dizer desse novo filme. Ele parece totalmente desconfortável nessa
mistura terror/ comédia / ação / aventura. Sua atuação, especialmente quando está ao lado de Jake Johnson está fora de sintonia, Cruise parece não estar curtindo fazer o filme. E, Johnson,
que geralmente é um cara engraçado, parece estar trabalhando sob uma ordem judicial proibindo-o que roube cenas de Cruise. Aliás, esse é um grande problema do filme, forçar a barra com a interação dos dois, em certos
momentos chega a ser óbvio que tentaram fazer uma referencia a química entre David
Kessler e Jack Goodman, personagens de “Um Lobisomem Americano em Londres”,
clássico de John Landis. Só que, aqui, não funciona. Como foi dito, Cruise e Johnson
não tem química e as cenas soam forçadas.
Sofia Boutella faz o que pode com a sua múmia, o personagem,
infelizmente não foi bem escrito e aqui ela parece ser uma robô erótica
fixada em Tom Cruise e não mete medo em ninguém. Uma pena, já que a atriz vinha numa
crescente fazendo ótimos trabalhos em filmes como “Star Trek : Sem Fronteiras”
e “ Kingsman : Serviço Secreto”. Já Annabelle Wallis, também tem pouco a
oferecer com uma personagem que é tão mal escrita como a personagem título, tudo que resta a atriz , é ser a dama em perigo e ser o interesse amoroso do protagonista. Aliás , em um ano onde “Mulher Maravilha” mostrou a coragem, a força, o vigor e o valor das mulheres, o
roteiro do novo “A Múmia” chega a ser uma afronta.
A bela múmia Sofia Boutella |
Com uma direção de arte bem interessante (reparem na tumba
de Ahmanet ou nos artefatos do Dr.
Dr.Jekyll) a fotografia deixa a desejar em diversas cenas do longa , não oferecendo
nada de novo. No final, o novo filme da "Múmia"( o remake do remake do remake...), é um típico filme do Tom Cruise ( só que no mal sentido). Quer ver cena da
corridinha do herói ? Tá lá. Quer ver cena de avião? Tá lá. Quer sorrisinho irônico
do herói? Tá lá. Quer ver herói "descamisado"? Tá lá. Quer ver herói beijando
mocinha e vilã? Tá lá. Quer ver cena de ação? Putz, tem várias.
Tá tudo lá, só não tem uma boa história. Ao menos, a
Universal confirmou que o filme de 1999 está no mesmo universo desse novo
filme. No
final, bom... É como eu disse; é um típico filme do astro, mas da pior maneira
possível. O inicio do tal "Dark Universe" começou mal...
🎬 :★★
PS: Esse é um texto que expressa a opinião de um espectador, não é uma crítica profissional aprofundada sobre o filme.
Muito bom artigo. A verdade Sofía Boutella me surpreendeu no seu papel em A Múmia. Ela é excelente! Lembro dos seus papeis iniciais, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. É uma atriz preciosa que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém a vi no trailer de Fahrenheit 451 e parece incrível. Recomendo que o vejam, já vai passar na TV. Vi o trailer e parece que realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Já estou esperando o filme, seguro será um sucesso.
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