O Rancho Obi-Wan, que detém o maior acervo privado do Mundo da franquia Star Wars, divulgou uma péssima notícia na última segunda-feira (5). O dono do local, Stephen J. Sansweet, publicou no Facebook da sua organização sem fins lucrativos uma carta aberta revelando que mais de US$ 200 mil em itens foram roubados do local.
Segundo Sansweet, os furtos foram feitos por uma pessoa que era próxima dele e aconteceu durante os anos de 2015 e 2016, mas apenas em fevereiro de 2017 foi averiguado o que aconteceu. Ao todo 100 itens da coleção foram furtados. E a maioria eram “figuras vintage americanas e estrangeiras, muitas delas raras e peças importantes”.
Os furtos foram descobertos depois que um boneco do Boba Fett raro foi rastreado do computador do rancho para o vendedor Carl Edward Cunningham. Cunningham era um amigo de Sansweet que se hospedou diversas vezes no rancho. E ele se rendeu após receber um mandado de prisão, sendo condenado por crime de grande porte. Se condenado, poderá passar 16 meses na prisão e pagar uma multa de US$ 10.000.
Star Wars: O Último Jedi, próximo filme da franquia a chegar nos cinemas, estreia em dezembro deste ano.