Cineasta americano ganhador do Oscar lutava contra um câncer de esôfago e morreu após complicações da doença.
Jonathan Demme, diretor ganhador do Oscar por "O silêncio dos Inocentes", morreu aos 73 anos. Segundo uma fonte da família, Demme lutava contra um câncer de esôfago e morreu após complicações da doença, associadas a problemas no coração.
"O Silêncio dos Inocentes" Foi o terceiro filme a ganhar prêmios no Óscar em cinco categorias "principais": melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. São eles " Aconteceu naquela noite ( It Happened One Night 1935) , "Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest ,1976) " e o já citado,"O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs 1992)" .
Foi também o primeiro ganhador de melhor filme a ser amplamente considerado o melhor filme de terror, e o segundo dessa categoria, depois de "O Exorcista (The Exorcist ,1973).O filme é considerado "culturalmente, historicamente e esteticamente" importante pela Biblioteca do Congresso e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.
Além de "O silêncio dos Inocentes", ele dirigiu filmes como "Filadélfia" (1993), que deu o Oscar de ator a Tom Hanks; e "O casamento de Rachel" (2008), que fez Anne Hathaway ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. O último longa de ficção dirigido por ele foi "Ricki and the Flash: De Volta Para Casa", estrelado por Meryl Streep na pele de uma roqueira que volta para casa para retomar as relações com sua família.
Documentários musicais
O cineasta americano também trabalhou em filmes dedicados à música como "Stop Making Sense", sobre o grupo Talking Heads; "Neil Young: Heart of Gold", focado no cantor canadense; e "Justin Timberlake + the Tennessee Kids", sobre o ex-membro do 'N Sync.
Ao lançar o filme com Timberlake, no Festival de Toronto do ano passado, Demme falou sobre sua paixão em filmar bandas e cantores. "Quando filmamos música, para mim essa é a forma mais pura de filmagem", afirmou. "Não há um roteiro que precisa ser seguido. A única narrativa é a própria música".
Começo com filmes b
Demme nasceu em fevereiro de 1944, em Baldwin, nos Estados Unidos.
O diretor começou a trabalhar no cinema com Roger Corman, considerado uma lenda dos filmes b. Ele foi coroteirista e produtor de "Angels Hard as They Come" (1971) e "The hot box" (1972).
Na década de 70, apostou em comédias com um quê de drama como "Celas em Chamas" (1974), "Loucura da Mamãe" (1975) e "Nas Ondas do Rádio" (1977).
Nos anos 80, colocou um pouco de romance em sua filmografia, contando histórias de casais interpretados por Jeff Daniels e Melanie Griffith ("Totalmente Selvagem", de 1986, indicado a três Globos de Ouro); e por Goldie Hawn e Kurt Russell ("Armas e amores", de 1984).
Demme deixa sua mulher, a artista Joanne Howard, e três filhos.